São Paulo
Lisboa
São Paulo
Lisboa
DESIGN - CAPA DE POST - CLAUSULA DE VIGENCIA

Você aluga um imóvel para a sua empresa? Descubra o que acontece se o locador vender o imóvel.

Você é empresário e aluga um imóvel para a sua empresa? Você sabe o que acontece se o locador vender o imóvel para terceiros mesmo na vigência do seu contrato de locação?

Você pode perder o seu ponto comercial e ter que se mudar antes do fim do contrato.

Isso mesmo, se você não estiver protegido pelo seu contrato de locação, o novo proprietário do imóvel poderá pedir que você saia do imóvel no prazo de 90 dias.

Certamente essa situação lhe causará prejuízos financeiros, operacionais e até mesmo poderá afetar a sua reputação no mercado.

Além disso, sabemos o quão difícil é encontrar outro imóvel adequado para a sua atividade e ter que arcar com as dores de cabeça e os custos de uma nova mudança.

Para evitar esse tipo de situação, existe uma solução prática, simples e eficaz: a cláusula de vigência.

Essa cláusula garante que o contrato de locação seja cumprido até o final do prazo estipulado entre locador e locatário, mesmo que o imóvel seja vendido para um terceiro.

A cláusula de vigência está prevista na Lei do Inquilinato (8.245/91) e deve ser incluída nos contratos de locação por prazo determinado para segurança do locatário.

No entanto, apenas a existência da cláusula não é suficiente para garantir a sua eficácia.

É necessário também que o contrato seja averbado na matrícula do imóvel alugado.

Com isso, o comprador, novo proprietário, fica ciente da existência do contrato de locação e não poderá rescindir o contrato ou mesmo alterar o contrato sem prévio acordo com locatário.

Portanto, se você quer proteger o seu negócio e evitar surpresas desagradáveis, não deixe de incluir a cláusula de vigência no seu contrato de locação e registrá-la no cartório.

Desta forma, você terá mais segurança e tranquilidade para desenvolver a sua atividade empresarial.

Se você quer saber se o seu contrato de locação te protege contra a venda do imóvel pelo locador ou precisa de ajuda para elaborar um contrato que te proteja nesta situação, entre em contato que ajudarei você blindar o seu contrato de locação.

Agora se você quer saber como impedir o locador de vender o imóvel para terceiros e comprar o imóvel, clique aqui e saiba mais sobre o seu direito de preferência.

Artigos e publicações interessantes:

Vale a pena atualizar o valor do imóvel no IR (Rearp/Lei 15.265)?

A recém-aprovada Lei 15.265/2025 criou o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp) que abre uma janela de oportunidade de 90 dias para atualizar o valor dos seus bens para o preço de mercado atual, pagando uma alíquota definitiva e reduzida. Pela nova regra é possível atualizar o valor

Leia mais »

Lei nº 14.973/24 e Atualização do Valor do Imóvel.  

Bom negócio ou Armadilha Fiscal?   A recente Lei nº 14.973/24 trouxe à tona a possibilidade de atualização o valor de imóvel na declaração do Imposto de Renda, abrindo uma janela para reduzir a tributação sobre ganhos de capital em futuras vendas. Mas será que essa é uma boa ideia

Leia mais »