São Paulo
Lisboa
São Paulo
Lisboa
Previous slide
Next slide
DESIGN - CAPA DE POST - ALIENCAÇÃO FIDUCIÁRIA

O que é alienação fiduciária?

Se você comprou um imóvel financiado com um banco, é muito provável que você tenha assinado um contrato de alienação fiduciária mesmo sem saber do que se trata, mas você sabe o que é a alienação fiduciária? Sabe quais são as consequências de comprar um imóvel com a alienação fiduciária? Leia até o final que vou te explicar tudo.

A alienação fiduciária é o principal contrato de garantia utilizado para financiamento de imóveis no Brasil.

O objetivo da alienação fiduciária é oferecer uma garantia ao credor de que você vai pagar as parcelas do financiamento.

Quando você compra um imóvel através de um financiamento bancário (normalmente uma alienação fiduciária), o próprio imóvel que você comprou fica como garantia para o banco caso você não pague o financiamento.

Desta forma, se você não pagar as parcelas do financiamento, o credor tem o direito de tomar o seu imóvel e mandá-lo para leilão para reaver o valor da dívida. Isso sem precisar entrar com um processo judicial contra você.

Isso mesmo, o credor não precisa entrar com um processo judicial, basta que ele cumpra o procedimento extrajudicial de notificação do devedor e, caso o devedor não pague a dívida no prazo de 15 dias contados do recebimento notificação, o credor vai mandar o imóvel para leilão para receber o valor da dívida.

Portanto, se você financiou o seu imóvel e está correndo o risco de não conseguir pagar as parcelas do financiamento, é melhor que renegocie a dívida com o banco ou procure um advogado especializado para te ajudar a não perder o imóvel.

Caso você esteja pensando em comprar um imóvel financiado, é essencial que todas as cláusulas do contrato sejam bem compreendidas antes de assinar qualquer acordo de alienação fiduciária.

Por isso, contar com um advogado especializado em direito imobiliário é fundamental para proteger seus direitos e garantir um negócio seguro.

Artigos e publicações interessantes:

Lei nº 14.973/24 e Atualização do Valor do Imóvel.  

Bom negócio ou Armadilha Fiscal?   A recente Lei nº 14.973/24 trouxe à tona a possibilidade de atualização o valor de imóvel na declaração do Imposto de Renda, abrindo uma janela para reduzir a tributação sobre ganhos de capital em futuras vendas. Mas será que essa é uma boa ideia

Leia mais »